quarta-feira, 22 de abril de 2020


Aula de artes para turmas 1702, 1801, 1802, 1901 e1902. Semana de 20 a 24 de abril de 2020.

ARTE AFRICANA


Arte Africana não é algo simples ou generalizado como arte étnica de povos primitivos, se pararmos para analisar o tamanho do seu continente e da quantidade de seus países. 
O que temos ainda hoje sobre representação de arte africana é uma visão europeia do século passado dos objetos produzidos por vários povos em diferentes momentos da história. Para falar de arte africana, primeiramente deveríamos selecionar uma parte da África ou até mesmo um país e sim buscar informações sobre a atividade artística deste local.
No geral o que se apresenta são objetos que representam a produção cultural Africana como uma coisa única, sem levar em consideração a particularidade de cada país e período de cada obra de arte, como máscaras, esculturas, pinturas parentais ou padronagem de tecidos, tudo homogeneizado.

O vídeo abaixo fala um pouco sobre  Arte Africana, baseado no livro do antropólogo britânico Frank Willett. É só clicar no link abaixo da imagem.

Pensando então em como criar uma atividade para esta aula, vamos dar uma olhada em artistas africanos contemporâneos.
LAOULU SEBANJO
Click no Link abaixo para ver os trabalhos do artista.

O trabalho deste artista africano lembra muito as pinturas do nosso artista brasileiro Romero Brito.
Voce saberia descrever quais são as características iguais entre estes dois artistas.




Outro artista africano que me chamou atenção foi Serge Attukwei Clottey.
No link abaixo o artista explica a sua obra.


Este artista trabalha com material reciclado, neste caso são pedaços de plastico, obtidos de garrafões, perfurados e unidos por fios de metal, criando uma grande malha. 

Esta obra me fez lembrara da filosofia africana Ubuntu,“Eu sou porque nós somos”.
 "Ao contrário do homem branco, o africano quer o universo como um todo orgânico que tende à harmonia e no qual as partes individuais existem somente como aspectos da unidade universal".

A palavra Ubuntu, não traduzível diretamente [2], no entanto nessa tentativa seria “humanidade para com os outros”. Exprime a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade [3] [2]. Segundo o arcebispo anglicano Desmond Tutu, autor de uma teologia ubuntu "a minha humanidade está inextricavelmente ligada à sua humanidade"[4]. Essa noção de fraternidade implica compaixão e abertura de espírito e se opõe ao narcisismo e ao individualismo[1].

Clic no Link Abaixo

Atividade para a turma 1702.
Depois de ver o desenho faça um pequeno texto contando a historia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AQUARELA CASEIRA

 Aquarela Caseira