segunda-feira, 30 de março de 2020

Aula para Turmas 1902 e 1901  dias 31/3/2020 e 01/4/2020.

Pop Arte


Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life).

Esse é um termo em inglês que significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra. A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante os encontros de um grupo de artistas intitulado "Grupo Independente". Depois, difundiu-se durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York.

A pop art não deve ser considerada um fenômeno de cultura popular (apesar de estar muito interligada a ela), mas uma interpretação feita pelos seus artistas da cultura dita popular e de massas.

Este fenômeno artístico baseou-se, em grande medida, na estética da cultura de massas, a mesma criticada pela Escola de Frankfurt.

O movimento influenciou grandemente o grafismo e os desenhos relacionados à moda.

Características da pop art:
Aproximação da arte com a vida cotidiana;
Utilização de cores intensas e vibrantes;
Reproduções de peças publicitárias;
Inspiração na cultura de massa;
Uso da serigrafia;
Imitação da estética industrial;
Reproduções em série do mesmo tema;
Uso da imagem de celebridades;
Inspiração no universo das história em quadrinhos.

Os artistas dessa corrente trabalhavam com cores vivas, inusitadas e massificadas pela publicidade. Eles elegiam as imagens pictóricas e os símbolos de natureza popular.

Esses símbolos eram ironizados de modo a constituir uma crítica subjetiva ao excesso de consumo da sociedade capitalista. Isso porque o capitalismo é incentivado de forma abundante pela dimensão publicitária, cinematográfica, etc.

Entretanto, de certa forma, a pop arte alimentava-se e confundia-se com essa indústria cultural.

Apesar de diferirem pelo mundo afora, os artistas, de modo geral, mantinham as mesmas temáticas, os desenhos simplificados e as cores saturadas.

A Pop Art buscava evidenciar a crise da arte do século XX por meio de um retorno à arte figurativa. Fazia um bom contraponto ao expressionismo abstrato e ao hermetismo da arte moderna.

Ela recusa-se à separação entre arte e vida. Daí a arte pop ser capaz de se conectar ao seu público a partir de signos e símbolos extraídos do imaginário da cultura de massa e da vida cotidiana.

Este feito foi levado a cabo quando estes artistas utilizaram na arte a linguagem do design comercial. Com isso, diluíram as diferenças que separavam arte erudita da arte popular.

Os seus principais artistas são:

Andy Warhol (1928-1987)
Roy Lichtenstein (1923-1997)
Claes Oldenburg (1929)
James Rosenquist (1933-2017)
Tom Wesselmann (1931-2004)
Wayne Thiebaud (1920)
Jasper Johns (1930)

Os principais nomes da pop art brasileira são:

Antonio Dias (1944)
Rubens Gerchman (1942-2008)
Claudio Tozzi (1944)

O artista contemporâneo Romero Britto utiliza hoje em dia a estética da pop art para produzir suas obras. Entretanto, ele não possui caráter crítico.
Texto de Laura Aidar  (https://www.todamateria.com.br/pop-art/)




Click no Link acima para aula.


Atividade
Crie um desenho usando as onomatopeias das histórias em quadrinhos como o exemplo abaixo:
 Veja o vídeo na link abaixo e crie seu desenho em uma folha de papel usando lápis e borracha e depois use as cores das "canetinhas" ou lápis de cor.
Atividade Pop Arte

No Link abaixo tem um vídeo com passo a passo de com fazer o BOOM!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AQUARELA CASEIRA

 Aquarela Caseira