terça-feira, 31 de março de 2020

Aula para turma 1702 no dia 2/4/2020.


Perspectiva com Um Ponto de Fuga.

 A Perspectiva Linear projeta a ilusão de profundidade em um plano bidimensional. Este recurso do desenho faz com que exista um espaço dentro da composição dando um aspecto de realidade.
São elementos da perspectiva a linha do horizonte e o ponto de fuga. Os objetos podem ser colocados acima da linha do horizonto. abaixo ou sobre, isso depende do olhar do observador.

Experimente olhar uma caixa de sapato no chão, você verá somente a tampa e duas das suas laterais.


Quando a caixa está sobre uma estante, quase na altura dos meus olhos, bem na minha frente eu vou ter outro olhar da caixa, e por isso sua forma vai ser diferente. Nesta posição eu só posso ver uma lateral da caixa e um pedaço da tampa.
Quando a caixa esta na prateleira mais alta da estante vamos ter outra visão da caixa.
A visão do objeto está relacionada a posição de quem observa, nesta posição só posso ver as laterais e uma parte do fundo da caixa.
A perspectiva vai solucionar como desenhar este objeto tridimensional na sua folha de papel que só tem duas dimensões.

Atividade
Copie o desenho abaixo em uma folha de papel, todas as 9 formas, a linha do horizonte e o ponto de fuga, usando régua e lápis, trace as linhas que saem dos vértices (cantinhos das formas) de cada quadrilátero até o ponto de fuga. Não tem problema passar por cima ou por dentro dos quadriláteros.
Exemplo:







segunda-feira, 30 de março de 2020

Aula para Turmas 1902 e 1901  dias 31/3/2020 e 01/4/2020.

Pop Arte


Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life).

Esse é um termo em inglês que significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra. A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante os encontros de um grupo de artistas intitulado "Grupo Independente". Depois, difundiu-se durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York.

A pop art não deve ser considerada um fenômeno de cultura popular (apesar de estar muito interligada a ela), mas uma interpretação feita pelos seus artistas da cultura dita popular e de massas.

Este fenômeno artístico baseou-se, em grande medida, na estética da cultura de massas, a mesma criticada pela Escola de Frankfurt.

O movimento influenciou grandemente o grafismo e os desenhos relacionados à moda.

Características da pop art:
Aproximação da arte com a vida cotidiana;
Utilização de cores intensas e vibrantes;
Reproduções de peças publicitárias;
Inspiração na cultura de massa;
Uso da serigrafia;
Imitação da estética industrial;
Reproduções em série do mesmo tema;
Uso da imagem de celebridades;
Inspiração no universo das história em quadrinhos.

Os artistas dessa corrente trabalhavam com cores vivas, inusitadas e massificadas pela publicidade. Eles elegiam as imagens pictóricas e os símbolos de natureza popular.

Esses símbolos eram ironizados de modo a constituir uma crítica subjetiva ao excesso de consumo da sociedade capitalista. Isso porque o capitalismo é incentivado de forma abundante pela dimensão publicitária, cinematográfica, etc.

Entretanto, de certa forma, a pop arte alimentava-se e confundia-se com essa indústria cultural.

Apesar de diferirem pelo mundo afora, os artistas, de modo geral, mantinham as mesmas temáticas, os desenhos simplificados e as cores saturadas.

A Pop Art buscava evidenciar a crise da arte do século XX por meio de um retorno à arte figurativa. Fazia um bom contraponto ao expressionismo abstrato e ao hermetismo da arte moderna.

Ela recusa-se à separação entre arte e vida. Daí a arte pop ser capaz de se conectar ao seu público a partir de signos e símbolos extraídos do imaginário da cultura de massa e da vida cotidiana.

Este feito foi levado a cabo quando estes artistas utilizaram na arte a linguagem do design comercial. Com isso, diluíram as diferenças que separavam arte erudita da arte popular.

Os seus principais artistas são:

Andy Warhol (1928-1987)
Roy Lichtenstein (1923-1997)
Claes Oldenburg (1929)
James Rosenquist (1933-2017)
Tom Wesselmann (1931-2004)
Wayne Thiebaud (1920)
Jasper Johns (1930)

Os principais nomes da pop art brasileira são:

Antonio Dias (1944)
Rubens Gerchman (1942-2008)
Claudio Tozzi (1944)

O artista contemporâneo Romero Britto utiliza hoje em dia a estética da pop art para produzir suas obras. Entretanto, ele não possui caráter crítico.
Texto de Laura Aidar  (https://www.todamateria.com.br/pop-art/)




Click no Link acima para aula.


Atividade
Crie um desenho usando as onomatopeias das histórias em quadrinhos como o exemplo abaixo:
 Veja o vídeo na link abaixo e crie seu desenho em uma folha de papel usando lápis e borracha e depois use as cores das "canetinhas" ou lápis de cor.
Atividade Pop Arte

No Link abaixo tem um vídeo com passo a passo de com fazer o BOOM!!!



Aula para as Turmas 1801 e 1802 para os dias 1 e 2 abril.

Optical Arte

Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões de óptica.
A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia a arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.
Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se
O termo surgiu pela primeira vez na Time Magazine em Outubro de 1964, embora já se produzissem há alguns anos trabalhos que hoje podem ser descritos como "op art". Sugeriu-se que trabalhos de Victor Vasarely, dos anos 1930, tais como Zebra (1938), que é inteiramente composto por listas diagonais a preto e branco, curvadas de tal modo que dão a impressão tridimensional de uma zebra sentada, devem ser consideradas as primeiras obras de op art.
Em 1965, uma exposição chamada The Responsive Eye (O Olho que Responde), composta inteiramente por trabalhos de Op Art, abriu em Nova Iorque. Esta exposição fez muito para trazer a op art à ribalta, e muitos dos artistas hoje considerados importantes no estilo exibiram lá seus trabalhos. Em seguida, a op art tornou-se tremendamente popular, e foram usadas imagens de op art em vários contextos comerciais. Bridget Riley tentou processar uma empresa americana, sem sucesso, por usar um dos seus quadros como base para um padrão de tecido.
Bridget Riley é talvez a mais conhecida dos artistas de op art. Inspirando-se em Vasarely, pintou uma série de quadros só com linhas pretas e brancas. No entanto, em vez de dar a impressão de um objecto do mundo real, os seus quadros deixavam frequentemente a impressão de movimento ou cor.
Mais tarde, Riley produziu trabalhos coloridos, e outros artistas de op art também trabalharam com cor, embora estes trabalhos tendam a ser menos conhecidos. Contrastes violentos de cor são por vezes usados para produzir ilusões de movimento similares às obtidas a preto e branco.



Optical Art 
(clik no link acima e veja a aula)


Responda a cruzadinha no Link abaixo:
Cruzadinha sobre Optical Arte.

terça-feira, 24 de março de 2020

AULA Turmas 1901 e 1902 - Dias 24 e 25 de março de 2020.

Desenhando um objeto real.

Escolha um objeto redondo qualquer que faça parte do seu dia a dia, pode ser um copo, uma caneca, uma lata ou pote de creme de cabelo. Pegue lápis e borracha e uma folha branca. Se não tiver, use a folha do seu caderno de matéria. Se não tiver nem um objeto a mão use o da foto.


No Link abaixo tem um vídeo explicando como fazer o seu desenho.
Desenho para iniciantes.

A coisa de fazer arte com objetos do cotidiano inspirou um movimento artístico chamado de
Pop Art .
(Click no Link acima para saber mais.)

AULA Turmas 1801 e 1802 - Dias 24 e 25 de Março de 2020.

Elementos das Artes Visuais.

LINHA
A linha é formada pela sequência de pontos em um direção. 
A linha tem espessura, pode ser fina ou grossa, reta ou curva.
Quando fechamos uma linha criamos uma forma. 

Com o uso de linhas retas em feixe e linhas curvas, construir uma composição com efeito de volume e profundidade, de acordo com o modelo na foto. Use papel branco, lápis e lápis de cor. 


O uso das linhas pode criar ilusões óticas. 
Optical Art foi um movimento artístico que uso as linhas para criar composições que confundem os nossos olhos.
(Click no Link acima e veja a aula.)





AULA 1702 - 26/03/2020

Elementos das Artes Visuais.

FORMA
Forma Geométrica.

A Geometria é a parte da Matemática que estuda as formas encontradas na natureza e as construídas pelo homem. As formas encontradas e com as quais estamos diariamente em contato são classificadas em unidimensional, bidimensional e tridimensional. 

Dimensão é uma das maneiras de medirmos um objeto.

A reta é uma forma classificada como unidimensional, isto é, possui apenas uma dimensão, o comprimento.

As formas que possuem comprimento e largura são classificadas em bidimensional, dois sentidos diferentes. Como exemplo de formas bidimensionais temos o campo de futebol, a superfície de uma parede, a folha de um caderno, entre outras.

As formas classificadas como tridimensionais são as que possuem comprimento, largura e altura. Estão presentes em toda a nossa volta, como a cadeira, a mesa, sua mochila, caderno e demais objetos. 
Um exemplo muito legal na observação de uma forma tridimensional pode ser realizado dentro de nossas casas, visualizando o encontro de duas paredes. Quando estas paredes se encontram, elas formam ângulos. 
A construção de uma casa é feita com as paredes em ângulos retos ou de 90 graus. A sala de aula é feita por paredes em ângulos. No Link abaixo você pode decorar o espaço da sala de aula.

Jogo Decorando a sala de aula.


Para medirmos os ângulos em uma figura geométrica como um triângulo ou quadrado, usamos um transferidor.


PERSPECTIVA com Um ponto de Fuga.

Desenhando a Perspectiva com Um Ponto de Fuga.

É a maneira de criar a ilusão de ESPAÇO dentro de um desenho. A perspectiva utiliza a linha do horizonte e o ponto de fuga para criar o efeito de profundidade no desenho.


Desenhe uma paisagem Urbana em uma folha de papel branco com lápis, usando régua com as marcações do ponto de fuga e a linha do horizonte como demonstrado no vídeo sobre Perspectiva, abaixo. Não deixe de colorir o seu trabalho.

Perspectiva


Click no Link acima para AULA.

A Perspectiva na Arte do RENASIMENTO
Perspectiva na Arte
(Click no Link acima para saber mais.)










quarta-feira, 18 de março de 2020

COR

Definição :
cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem, através de informação processada ao nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.[
A cor de um objeto é determinada pela frequência da onda que ele reflete. Um objeto terá determinada cor se não absorver os comprimentos de onda que correspondem àquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.
A cor é relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica, e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (verde, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris. (Fonte - Wikipédia)

Cores primárias

Cores primárias são as cores puras, ou seja, que não podem ser criadas a partir da combinação de outras cores. As cores primárias são: o amarelo, o vermelho (magenta) e o azul (ciano).
 A mistura de cores primárias gera as cores secundárias: verde, laranja e roxo.
Por fim, ainda temos as cores terciárias, que são formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária.
Cores  secundárias
As cores primárias podem ser misturadas em pares para formar as cores secundárias, que são o verde o laranja e o roxo.
secundárias

Cores terciárias

As cores terciárias são formadas a partir da combinação de uma cor primária com uma cor secundária, que resultam nas cores: vermelho-arroxeado, vermelho alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul arroxeado.


    


Turmas 1901 e 1902
Click no link acima, para a explicação.

 
Turmas !801 e 1802.
Click no link acima, para a explicação.
Depois de dobrar a folha e fazer o Zine, escreva a matéria sobre cor que está no início do Blog em cada página do seu zine, use lápis de cor e "canetinha", na última página escreva o seu nome e turma.



Turma 1702.
Click no link acima, para a explicação.
Você pode fazer seu próprio desenho de menina ou menino, mas se quiser tbm pode usar este Modelo Menino.

AQUARELA CASEIRA

 Aquarela Caseira